A Devassa, marca da cervejaria schincariol, promoveu campanha no carnaval de 2011 um tanto polêmica.
Após lançar no carnaval de 2011 sua nova marca, a Devassa, com a socialite americana Paris Hilton, marcada por bebedeiras, escândalos, noitadas e até vídeos pornôs amadores, a marca tentava passar ao consumidor o sentido mais literal do nome de sua cerveja.
O nome da socialite americana aliado à marca serviu para intensificar a idéia de um produto sexy, jovem e atraente. A campanha inicial realizada pela agência Mood, nada demais perto das campanhas normais de cerveja aliás, foi vista como imprópria pelo conselho de auto-regulação publicitária (CONAR) e proibida em 26 de fevereiro de 2010, o que levou a cervejaria a fazer uma versão mais light da campanha.
No entanto, a decisão do Conar parece ter sido até favorável à cervejaria. A versão na íntegra do comercial foi proibida na tv mais liberada na internet, onde teve 2 milhões de acessos e foi o vídeo mais acessado no país no mês de março de 2010. Veja abaixo a campanha proibida:
O tiro do CONAR saiu invariavelmente pela culatra, visto que, tudo que é proibido é mais gostoso. E algo sexy e proibido, com uma loura e cerveja tem o dom de chamar a atenção geral e despertar a mais profunda curiosidade que move a propaganda.
Em 2011 a Schincariol quis polemizar mais uma vez a lançou sua nova campanha, dessa vez, estrelando Sandy, sim, o exemplo de puritanismo e santidade. A idéia é ser impactante, meio contraditório, mas impactante... O slogan da campanha é: "Todo mundo tem um lado devassa."
Bom, a idéia é controversa e original. No entanto, certamente ela não traduz devassidão, o significado de devassa no dicionário é:
"Mulher desprovida de pudores ou questões morais com relação ao sexo."
Como sinônimos, encontramos: rapariga ordinária vadia puta descoberta transparencia desobstrução levantamento sonegação geral apuração non sensepermissiva intromissão invasão .
Como antônimos: santa fiel decente obscurecimento ocultação obstrução vista grossa íntegra sigilo esconder pudor recatada pudica velada .
Ao ler os antônimos do que representa a palavra "Devassa" a primeira imagem que nos vem à cabeça certamente é a de Sandy, que sempre vendeu o peixe de queridinha da mídia, santa, decente e íntegra.
Ao estrelar uma campanha de uma cerveja, produto que já admitiu não ter muito apreço e marca nada condizente com seu comportamento parece-me uma grande bola fora da agência criadora. A campanha repercutiu na internet, com maioria de internautas desaprovando o vínculo.
Segundo a Mood, a idéia é demonstrar que toda mulher tem pouco de devassa. Seria mais ou menos usar daquele dito popular "uma dama na rua e cachorra na cama". A idéia é contraditória e controversa, cada um tem sua opinião à respeito. Eu não gostei. Achei que aproveitando o boom do filme e o corpão, uma boa pedida para a campanha deste ano seria Deborah Secco, que estrela o filme Bruna Surfistinha. Mas, se o objetivo de uma propaganda é propagar uma mensagem, ela conseguiu.
E você, o que acha?
Legal o artigo, Diego.
ResponderExcluirToda campanha tem seu objetivo principal, quer seja dar credibilidade a marca, expor a qualidade ou divulgar o produto.
E nesse caso eu acho que o objetivo da campanha foi cumprido.
Em todas as mídias foi comentado o "absurdo" da Sandy ser escolhida como garota propaganda da Devassa.
Todo mundo comentou, fez piada e criou-se discussão em todo butequim, real ou virtual.
E isso, eles não conseguiriam nem com a Débora Secco, nem com a própria Buna Surfistinha.
E possivelmente, se não fosse a Sandy, esse ótimo artigo seu não existiria, pois não haveria polêmica e nem o que discutir, e consequentemente, não haveria a divulgação da cerveja nesse Blog e em tantos outros.
E lógico que as opiniões divergem muito, ainda mais se tratando de publicidade, mas eu achei uma jogada de gênio.
A cerveja é boa, bem melhor que a Sandy como garota propaganda de cervejaria. Prefiro a Paris Hilton, a Debora Seco ou a Bruna Surfistinha (verdadeira) como garota propaganda de cervejaria. Não imagino a Sandy num Butequim bebendo cerveja. Muito artificial.
ResponderExcluirDiego,
ResponderExcluirMuito legal o post, mas acredito que a intenção foi atingida pela ageência, que foi o debate sobre a marca, mas tenho a opinião que a marca agora deve procurar realmente uma "Devassa" para seguir sua trilha publicitária.
Fala PC, obrigado por engrandecer o debate. Então, como eu comentei, a idéia da propaganda é propagar algo, assim o objetivo foi atingido com louvor. No entanto, tratando-se de marca, no que tange ao marketing, ao vínculo, a identidade, eu não acho que foi uma boa estratégia. Mas como eu analisei e como foi bem comentado por você - que a campanha pode ter "n" objetivos - vale o que agência tinha como meta ao criar a idéia.
ResponderExcluirAssim, achei a palavra usada pelo Leonardo boa para definir, achei "artificial" demais. Mas como eu disse também ao encerrar o texto, a campanha é controversa, cada tem uma opinião à respeito e o bom é a conversa que ela gera! Abraço!
Isso aí Léo, concordo contigo... Achei também muito artificial, é tipo vc colocar o Zeca Pagodinho para fazer um comercial do AA, não rola né?
ResponderExcluirFala Rodrigão, obrigado por participar.
ResponderExcluirEntão, parece que a idéia era essa mesma, polemizar. Como já foi feito desde a última campanha quando adotaram a Paris Hilton como representante assim fortalecendo o markteting viral.
Mas concordo contigo, para seguir representando a marca, acho que seria uma boa ter alguém mais identificada com o produto. Amy Winehouse quem sabe? rs
Pense na principal concorrente, a AMBEV.
ResponderExcluirQuem são os seus garotos propaganda? Ronaldinho, Mano Menezes, Zeca Pagodinho, Claudia Leite... todos com grande identificação e credibilidade com o público alvo.
Partindo do princípio, eu já não gostei da estratégia inicial, desde o nome da cerveja.
Devassa, convenhamos, não é um bom nome.
E quando se arranja como garota propaganda uma prostituta, (sim, Paris Hilton é quase isso) põe mais ainda em risco a campanha.
Vivemos num país "falso-moralista".
Você faria o que a Paris faz ou o que o Mano ou o Zeca faz?
Credibilidade é essencial, e uma marca sem credibilidade é uma marca morta.
Possivelmente, a troca pela Sandy foi por esse motivo.
Ao mesmo tempo em que tenta dar credibilidade mostrando que uma moça séria pode ter um lado devassa, cria-se a polêmica para divulgar a marca.
Mas lógico, estamos especulando.
Para saber exatamente onde a empresa pretende chegar e se a nova estratégia está dando resultado, precisaríamos ter acesso a pesquisa de mercado.
Vamos ver agora como vai se a próxima campanha da cervejaria. Eu aposto que vão manter o rumo, se não for com a Sandy, vai ser com alguém igual a ela.
Enfim, publicidade é um assunto interessante, não?
Espero ansioso os próximos artigos seus, Diego.
Realmente o assunto é interessante, como montar uma campanha e construir a imagem de um produto. Só um causo, certa vez fui ao RJ e fomos procurar um local para almoçar, e quando paramos num local estava um banner enorme com a marca da Devassa, como ainda não conhecia, acabei pensando isso deve ser uma casa de meninas. Brincando, realmente o nome não ajuda.
ResponderExcluirFala PC,
ResponderExcluirSeguinte. A Devassa não deve ser considerada como uma cerveja normal, porque não o é.
Vou contar uma experiência própria aqui. Morava no Rio há um tempo atrás e perto da minha casa havia uma unidade da Devassa, que anteriormente era uma franquia de chopperias. Cara, eu adorava ir para lá, era um bar descolado, frequentado por uma galera jovem e que era super criativo, pelo menos na minha humilde opinião. Por exemplo, havia diferentes tipos de chopps , todos batizados como mulheres, tipo o tradicional (Loura), a cerveja tipo vermelha bock (Ruiva) e a cerveja preta (Negra). Além da cerveja o cardápio continha aperitivos e lanches com nomes como "Me Morde Devassa"... Cara, eu achava super divertido e criativo. E eu acho que esse é o espírito da marca Devassa. Posteriormente ela foi comprada pela Schin e veio a se tornar uma cervejaria, mas a idéia inicial era sensacional e queria ser engraçada.
Para dar suporte ao que eu disse, sugiro uma olhada na página da agência azul, nas abas história e valores, vale a pena!
http://www.agenciaazul.com.br/devassa/website/historia.php
Agradeço sua participação no post trazendo seu ponto de vista e incrementando a discussão, realmente a publicidade é fascinante e os pontos de vista são diversos. Espero colaborar aqui trazendo artigos interessantes para a galera. E viva a criatividade!