"Habitamos um universo onde os átomos são formados no centro das estrelas, onde a cada segundo nascem mil sóis, onde a vida é lançada pela luz solar e acesa nos ares e águas dos planetas jovens, onde a matéria-prima para a evolução biológica é algumas vezes obtida de uma explosão de uma estrela na outra metade da Via-Láctea, onde algo belo como uma galáxia é formado cem bilhões de vezes, um Cosmos de quasars e quarks, flocos de neve e pirilampos, onde pode haver buracos negros, outros universos e civilizações extraterrestres cujas radiomensagens estão até este momento atingindo a Terra. Muito pálidas, pela comparação, são as pretensões das superstições e pseudociências; como é importante para nós nos dedicarmos a entendermos a ciência, este esforço caracteristicamente humano."
Nesta pequena parte do Universo, se vê milhóes de pontos brilhantes, e cada ponto é uma estrela e cada estrela pode ter um ou vários planetas em sua órbita. |
Conseguir imaginar o quanto não sabemos ou o quanto somos limitados para entender os mistérios e a grandeza do nosso Universo é uma das tarefas mais difíceis para o homem.
Desde a Pré-História o homem olhava as estrelas e imaginavam os olhos dos deuses olhando aqui pra baixo. Milhares de anos depois, mais avançados e desenvolvidos, afirmavam que a Terra era o centro do Universo e plana como uma Pizza.
E assim. as mais brilhantes mentes da história da humanidade também olharam para cima.
Anos se passaram, muito foi descoberto, muitas teorias comprovadas e outras tantas ainda são estudadas..
Bilhões e bilhões gastos em tecnologia, formação e pesquisa, e quanto mais se descobre sobre o Universo, mais dúvidas se formam e mais compreendem o quão longe estamos de uma simples resposta.
Como se fosse um livro invisível onde somente as páginas que tocamos se tornassem visíveis, os cientistas afirmariam que ainda nem começamos a ler a introdução.
E a galáxia da imagem acima é apenas uma das milhares ou milhões que aparecem nessa foto tirada pelo telescópio Hubble. |
Os fantásticos vídeos abaixo dão uma pequena noção do que tentei escrever. Demoram um pouco pra carregar, mas a viagem vale a pena.
Fascinante!!!É muito intrigante isso tudo.
ResponderExcluirQuando era criança tinha o sonho de ser astrônomo, por incrível que pareça, diferentemente da maioria das crianças da época, nunca quis ser astronauta, sempre um astrônomo. Também acho fascinante o céu...
ResponderExcluirQuem curte mesmo, uma boa dica é se aventurar pelo google earth, na versão "Sky" onde pode-se observar as constelações, é sensacional... A google sempre surpreendente.
A astronomia foi um "hobby" que adquiri há alguns anos.
ResponderExcluirCulpa dos canais da Discovery...
E quanto mais assisto os documentários ou leio sobre o assunto, menos eu entendo e mais eu me fascino.
Pra quem gosta do assunto, também é imperdível a série Cosmos do Carl Sagan.
O download é gratuito, pena que é muito grande, mais de 700mb:
http://mgseries-carpen.blogspot.com/2009/09/download-serie-cosmos-de-carl.html