terça-feira, 17 de maio de 2011

Círculo de Fogo - O Filme



Cinéfilos de plantão, confiram a excelente produção de 2001 - Círculo de Fogo - estrelado por Jude Law e Ed Harris, que relata a façanha de resistência soviética frente a invasão nazista na Batalha de Stalingrado (hoje Volgogrado), durante a Segunda Guerra Mundial e a disputa pessoal entre Stalin e Hitler, o Vozhd e o Fürrer, pela posse de uma das principais cidades sovietes.

O filme foca a história do duelo entre o soldado soviético Vassili Zaitsev e o major alemão Erwin Konig, atiradores de elite de seus exércitos, baseado no livro Enemy at the Gates, de William Craig e em relatos dos mais diversos jornais da época.

O russo, pastor de ovelha dos Montes Urais, que sequer tinha um rifle quando chegou ao palco da batalha e virou herói nacional por seus feitos de bravura e excelência no manejo do rifle Moisin-Nagant 91/30, tomado de um cadáver - prática comum pela falta de armamento disponível para todos os soldados - responsável pela baixa de mais de 240 nazistas - e a busca incessante dos alemães tentando dar fim a esperança soviética refletida em Vassili, fazem com que a atenção de qualquer espectador fique tomada durante todo o filme. 
O clima de tensão provocado pelo diretor Jean-Jacques Annaud e as tomadas basicamente efetuadas pelas lentes telescópicas dos snipers e seus olhares aguçados dão um tom instigante à produção. Destaque também para a atuação dos coadjuvantes Rachel Weisz e Joseph Finnes, que interpretam a soldado Tania Chernova e o oficial Danilov, descobridor do talento de Vassili e que o transf
 orma em mito, amenizando assim a crueldade da guerra, retratando uma relação amorosa, os ciúmes resultantes da disputa entre o oficial e o sniper pelo amor da bela soldado e coloca em xeque a amizade entre os combatentes.

Vale destacar que a maior parte dos feitos de Zaitsev estão documentados e seus feitos estão presentes por todo o Museu histórico de Volgogrado, embora não se tenha a mesma disponibilidade de informações sobre o oficial alemão, sendo mais visto na propaganda russa e considerado por muitos um mito, do marketing soviético, visando o aumento da moral de seus soldados durante o conflito. Constam no acervo do museu, o rifle usado pelo russo e o principal troféu da vitória soviética - a luneta telescópica do alemão.  Pela diversidade de informações torna-se difícil saber até que ponto vai a realidade da história e onde começa a licença poética da película. Incontestáveis apenas a habilidade e coragem do pastor que virou herói e mito de uma das batalhas mais sangrentas da história.

Uma curiosidade do longa metragem é que o cenário da praça vermelha foi totalmente reconstruído pelos produtores,que não encontravam um lugar apropriado para as filmagens e resolveram por fim "remontar" a cidade que foi totalmente destruída durante a guerra.



Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário