sexta-feira, 15 de abril de 2011

Formação Acadêmica ou Certificação?

Pessoal, boa noite.

Este pode ser um tema polêmico na área de T.I., mas como vi algumas reportagens, resolvi escrever um pouco sobre este assunto.

Que Pai ou Mãe não quer ver seu filho(a) formado(a) em uma boa faculdade. Se você não pensa em fazer alguma engenharia, e está totalmente decidido a fazer uma faculdade na área de Informática, leia-se T.I., pense um pouco.

Hoje, se você já está pensando em arrumar um estágio ou o 1º emprego, comece a reparar nas ofertas de trabalho, não vamos entrar no mérito da tal “Experiência”, mas sim nas Qualificações, ok? Repare bem nos itens que chamam a atenção dos empregadores, CERTIFICAÇÕES!!!
!

Todas as ofertas tem descrito, preferência: Certificação Microsoft, Certificação CISCO, Certificação de tal.... e por aí vai.

Sinceramente, hoje acho que EU partiria para as especializações em uma ferramenta, tipo, SAP, CISCO, Oracle, Microsoft e somente depois de ter anos de experiência partiria para a formação do 3º Grau, Gerência em T.I., Gerente de Projetos ou coisa do tipo.

Não quero dizer que o 3º Grau não é importante, mas repare a quantidade de alunos nas faculdades de T.I., hoje, que abandonam os cursos porque as faculdades não apresentam matérias específicas para as funções que você exercerá na sua carreira. Como ficar 5 ou 6 anos em uma instituição que não irá te preparar para o mercado. Não estou somente falando de faculdades pequenas, muitas de renome, também não estão preparadas para o mercado e suas exigências.

Se você tiver condições de realizar as certificações junto com a faculdade, isso seria o melhor dos Mundos, mas sabemos das dificuldades enfrentadas para quem não consegue fazer uma faculdade do Estado, pagar a faculdade particular e também pagar pelas Certificações, é realmente um milagre, e não se engane, são e sempre serão muito caras. Isso me faz lembrar uma frase que escutei de um professor em uma das Certificações que fiz, “Quer economia, faz Faculdade em Economia ou Administração, pois na área de Informática, o bom é Caro, pois assim, você também poderá cobrar caro pelo ser serviço.”

Hoje, faculdade não é mais um diferencial, é O B R I G A T Ó R I O, mas não um obrigatório que tem que ser assim que você sai do 2º Grau. Diferenciais são: Certificações e Certificações. Isso inclui claro, uma segunda língua, Inglês é primordial, ok? Pois falar outra língua também é uma Certificação.

Conto aqui minha experiência, sou formado desde 98 e hoje, tenho que realizar as Certificações para disputar vagas com pessoas que não tem faculdade, mas abrem um “book” com diversas certificações que atendem ao empregador. Não estou aqui dizendo que um candidato a vagas de emprego que não tenham formação acadêmica não estão aptos para o Mercado, pelo contrário, estão mais aptos do que eu, pois estão atualizados.

O problema é outro!!!!

Todas as outras formações têm Conselho, seja de qualquer tipo, mas tem. E porque a de T.I., tem que usar um conselho emprestado, isso mesmo! Usamos o CREA, que está interessado a brigar pelos seus direitos. Como não temos um Conselho, não podemos brigar por regulamentações em nossa formação. Mas isso é assunto para outro post.

Deixo aqui a minha opinião sobre o assunto: Formação Acadêmica ou Certificações?
Eu ficaria com Certificações e Formação Acadêmica, Ok?
Abraços,
Nauro Moraes.

3 comentários:

  1. Realmente os profissionais de T.I. sofrem um abandono por não ter um conselho ou algo do gênero e não é apenas no setor privado. No setor público para o candidato prestar concurso para Perito da Polícia Federal, por exemplo, em todas as outras áreas tem que ter formação específica, em T.I. o candidato pode ser formado em Informática ou ter nível superior em outra área com pós graduação em T.I., são 2 pesos e duas medidas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as certificações são o principal, mas que tenhamos a formação acadêmica, tem que andar em conjunto..

    ResponderExcluir