domingo, 16 de janeiro de 2011

Solidariedade e indiferença!

Em meio ao caos e ao sofrimento eis que surge uma das maiores virtudes do ser humano, a solidariedade e o amor ao próximo. Os meios de comunicação nos contam histórias de superação, ajuda, pessoas pobres que acomodam vítimas das chuvas em suas próprias casas, a dona de casa que abrigou mais de 30 pessoas em sua residência, outras acolhendo crianças em uas casas, rádios amadores sem dormir há mais de 48 horas e tantos outros nas ruas,ajudando nas buscas, sendo voluntários nos abrigos, milhares de pessoas no País inteiro em campanha com o objetivo de recolher alimentos e outros materias para doação, caminhões não param de chegar de todos os lugares, são tantos exemplos que minha fé na dignidade humana infla cada vez mais, até o governo da Argentina se colocou a disposição para ajudar com os elementos que fossem necessários as vítimas da Região Serrana.
Mas, infelizmente...

...
começamos a analisar a situação como um todo e percebemos como o ser humano pode ser tão egoísta e indiferente, como dizia Maquiavel, qualidades intrísicas do ser humano. A grande maioria da ajuda partiu e ainda parte da parcela da população mais pobre e da clase média, é doloroso ver os donos dos supermercados destas cidades abrirem suas portas para explorar estas pessoas, cobrando valores absurdos como por exemlo 50 a 60 reais um galão de água, tentando tirar proveito e lucro em cima da tragédia do próximo. 
Os abrigos precisam urgentemente de médicos voluntário, mais quase ninguém se habilita. As personalidades de nossa sociedade se contenta em pedir ajuda aos outros pelo twitter, jogadores de futebol que recebem cifras milionárias não se manifestam, empresários, políticos, a lista é imensa.
Os jogadores do Fluminense "ajudaram", doaram 7 caixas de agua com 48 copos em cada caixa, pois foi o que sobrou da pré temporada em Mangaratiba, o Ronaldinho Gaúcho disse no altos de seus milhões que recebe por mês que estava muito triste com o que aconteceu, chegamos ao cúmulo de ter um grupo de cantores sertanejos programando um mega show para arrecadar fundos para a Região Serrana, como se o problema não fosse imediato e detalhe adivinha aonde estão programando o show, claro, em Nova Friburgo, pois a população de lá além de estar precisando muito do show também é o melhor lugar para arrecadar dinheiro e donativos pois a população de Nova Friburgo tá com bastante dinheiro e espírito para festa.
Será que faz tanta falta para uma rede tipo a Renner, C&A e tantas outras mandarem roupas íntimas para lá, as grandes redes de farmácia colaborarem com luvas, agulhas, gases, etc. Um País com tantos milionários que com certeza poderia amenizar de forma imediata o sofrimento destas pessoas.
Encerro aqui meus amigos com profunda tristez, com a certeza que os mais favorecidos só chegaram lá graças ao seu egoísmo e ganância e que tantos outros que chegaram através de seus esforços, ficaram indiferentes perante as mazelas de nossa sociedade.
A única coisa boa nisso tudo é saber que a maioria esmagadora da população, mesmo sendo menos favorecida, ainda guarda sentimentos de amor, respeito e humanidade, se colocam a disposição do próximo mostrando a todos que é com dignidade que devemos conduzir nossa vida. Ajudando aos outros para que um dia possamos ser ajudados, pois ninguém vive sozinho e ninguém nesta vida pode afirmar que não precisa do outro, pois é quanto menos esperamos que percebemos como precisamos dos outros.

Obs.: Não venho aqui generalizar, pois acredito que muitas pessoas com boas condições ajudaram anônimamente, mais a matemática é simples 6 mil pessoas desabrigadas, com 30 dias de trabalho do Ronaldinho Gaúcho, Deco, KáKá, Fred e Ronaldo e estas pessoas já teriam acesso a medicação, àgua, roupas e mantimentos durante no mínimo um mês. Agora calcula quantos jogadores, empresários, artistas, etc tem no país. E eles ainda dizem que estão preocupados e solidários com as vítimas.

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com o texto, é muito triste tudo o que esta acontecendo na região serrana, e revoltante a inercia de quem pode realmente "solucionar" o problema, ou pelo menos amenizar a dor da perda destas pessoas.
    O oportunismo e individualidade das pessoas mais favorecidas engessa a progresso da reconstrução da vida destas pessoas. Mas por outro lado assistimos um show de solidariedade das pessoas menos favorecidas com a humanização da questão e no levantamentos de donativos para a população.
    Fica a somente a certeza, que vamos sim reconstruir estas cidades, com a força do povo solidário.

    ResponderExcluir
  2. As vezes nós tomamos antipatia pelo artista, sem levar em consideração a pessoa.
    O Luan Santana, que eu nunca gostei nem de olhar, doou 22 toneladas de alimentos e 8 mil litros d´agua.
    É coisa pra cacete.

    ResponderExcluir
  3. Realmente são coisas distintas, não tenho nenhuma vontade de escutar Luan Santana, mas esta atitude demosntra a grandeza de um homem.
    Muito legal essa demonstração de solidariedade!!!

    ResponderExcluir
  4. Os menos favorecidos financeiramente são os que em primeiro lugar estendem a mão, tiram forças e recursos de onde só Deus sabe e ajudam seu próximo sem olhar a quem. A desigualdade que enfrentam os países na atualidade, e em nosso caso o Brasil, oriunda do maldito capitalismo, infelizmente é a grande vilã do momento: poucos ganhando muito, muitos ganhando pouco ou nada, essa é a realidade.. Longe de discordar com o discurso acima, que considero sagaz e inteligente, sinceramente agradeço aos céus que ao menos os pouco providos financeiramente estendem a mão, pois se dependermos dos Ronaldinhos da vida, nossos irmãos da serra morreriam de fome, sede e falta de socorro... Que as bênçãos de Oxalá iluminem esse nosso povo, pois quanto mais ajudamos aqui, mais ganhamos para nós mesmos em paz e bem... Abraços aos amigos leitores e feliz ano novo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra,
    O mais impressionante é como a força solidária de nossa população acalenta os desabrigados, a cada declaração de recepção de donativos, enxergamos o brio de um povo que vai sim reconstruir sua cidade, elevando o espírito de luta. Nestas horas sentimos o orgulho de sermos brasileiros, apesar da hipocrisia dos famosos.

    ResponderExcluir