terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A herança de Eurico Miranda

http://www.casaca.com.br/home/2008/12/23/casaca-no-radio-313-disponivel-para-download/

Nesta entrevista reveladora, o ex-presidente do Vasco conta como implementou seu projeto de poder no clube.
Em suas próprias palavras, entre  43:40 e 46:55 do vídeo, diz claramente que sua estratégia se resumiu em ajudar a destruir o Fluminense e passar assim, a ser o grande rival do Flamengo e conseqüentemente se consolidar como segundo clube do Rio de Janeiro.
Ao longo da década de 90, Eurico loteou a Federação de amigos e sistematicamente prejudicou o Fluminense, graças também aos dirigentes altamente incompetentes que o Tricolor teve.

Eurico costuma dizer:  "ganhar do Flu não tem bicho, é obrigação" e "Vencer o Flamengo é nosso campeonato"  essas frases ficaram famosas e expuseram sua verdadeira missão no Vasco.

Mas o grande problema foi combinar isso com o Flamengo. 

O Vasco tinha tudo, grandes times, bastidores fortes, torcida, só não tinha força para bater o rival porque sempre o subestimou.  

Olhava o Flamengo de cima pra baixo, como o inimigo a ser batido. "O Flamengo era uma doença e o Vasco seria a cura" disse o ex-presidente em outra de suas "grandes" frases.

O Vasco de Eurico perdeu sua identidade, passou a ser um Anti-Fla. Mas quando não se consegue fazer o que se propõe, perde-se a razão de ser.

E o Vasco perdeu o sentido na era Eurico. E hoje luta para reconquistar o que perdeu.

Agora, antes do objetivo ser conquistado, o sonho se desfez. Acabou o dinheiro, acabaram os bastidores, e a torcida do Vasco está entre as que mais diminuem no País.
Eis o grande erro do Eurico Miranda, não reconhecer que por maior que seja um clube de futebol, sua maior glória são seus rivais.

O que seria do Flamengo sem o Fla x Flu ou sem o Fla X Botafogo?

E o Flu, sem o mesmo Fla X Flu e o clássico vovô?

Imaginem o Grêmio sem o Inter, ou o Cruzeiro sem o Galo. Não teriam hoje a grandeza que tem.

Por mais que haja rivalidades, é inevitável que um engrandeça o outro. Pois futebol é assim.

O Fluminense nunca olhou o Flamengo de cima pra baixo e nem o Fla nos subestimou em momento algum.  
Fla X Flu sempre foi olho no olho, e independente do momento dos times, nunca houve um favorito.

O Fla x Flu transcende a rivalidade comum em que se resumiu o ódio criado pelo Eurico no Fla x Vasco. (Hoje um dos clássicos mais violentos do País).

Agora a realidade é pesada. Quase uma década sem títulos, com a queda do seu maior patrimônio, sua torcida, sem grandes patrocinadores, o Vasco luta pra sobreviver.

E o Flu, tão humilhado naquela década, fez apenas o que tinha que fazer: Seguiu em frente e deu a volta por cima.

Um comentário: