O equipamento de Paintball utilizado para disparar as bolinhas de tinta é composto de três componentes básicos, são eles o marcador (arma) o loader (recipiente que armazena as bolas) e o cilindro (armazena CO2 ou Ar Comprimido).
Marcador - Os marcadores podem ser mecânicos ou eletrônicos, sendo que na verdade, o que chamamos de eletrônico, deveríamos chamar de eletro-pneumático, isso porque a dispersão do gás para o funcionamento e para o disparo das bolas é administrado por um sistema eletrônico de válvulas e solenóides.
Os marcadores mecânicos utilizam apenas a força empregada no gatilho e a dispersão dos gases para funcionar.
Loader - Existem basicamente dois tipos, os gravitacionais e os eletrônicos, nos gravitacionais, as bolas são introduzidas no marcados apenas pela ação da gravidade, ou seja, ela simplesmente rola pra baixo, já no caso dos eletrônicos, existe um sistema elétrico que cata as bolinhas e as empurra pra baixo, isso pode fazer com que um loader alimente 20 bolas por segundo, enquanto um gravitacional não alimenta mais de 8.
Cilindro - Os cilindros podem ser para utilização com Ar Comprimido (HPA) ou CO2, os cilindros de CO2 são basicamente de alumínio, e são construídos para armazenar e dispersar o CO2 nos marcadores de paintball, já os HPA são feitos apenas para armazenar AR Comprimido, estes tem o interior de alumínio e o exterior revestidos de fibra de vidro, composite, ou outros materiais leves de alta resistência.
Como compatibilizamos o equipamento (marcador, loader e cilindro) ?
A escolha do loader e do cilindro depende do marcador que vc comprar, e o marcador, vai depender do seu objetivo no esporte.
Se vc optar por um marcador eletrônico, quase que obrigatoriamente vai precisar usar um cilindro HPA, isso pq o CO2 pode congelar as partes internas do marcador quando se atira repetidas vezes acima de 10 bolas por segundo (perfeitamente possível em um marcador eletrônico), e este congelamento, além de travar a arma corre o risco de danificar os componentes eletrônicos. No caso do loader, embora não haja problema em usar o gravitacional, não adianta muito um marcador que atira mais de 10 bolas por segundo se o loader não consegue entregar a munição na mesma velocidade.
No caso de um marcador mecânico, pode-se usar o CO2 sem problemas, mesmo que o sistema congele, a única conseqüência será um travamento momentâneo, e no caso do loader, se o equipamento não tiver nenhum dispositivo que automatize os disparos, no dedo quase impossível atirar mais de 8 bolas por segundo, por tanto o gravitacional funciona muito bem.
Ok, então porque ainda existem equipamentos mecânicos se os eletrônicos tem tantas vantagens ???
Bem, não é apenas uma questão de preço, tudo vai depender do que vc vai querer curtir do esporte.
Se vc for jogar Speedball, com um equipamento mecânico, vai ser como correr de Fusca em um grid de Ferraris, ou seja, speedball só se joga competitivamente com equipamento de ponta... Já o Cenário é mais democrático, dependendo da sua posição no jogo, vc pode jogar com um equipamento mecânico muito simples nas mesmas condições de quem está com o melhor equipamento que o dinheiro possa comprar.
Outras vantagens do equipamento mecânico são que os mesmos tem pouca necessidade de manutenção, não usam pilhas ou baterias, são mais robustos, não correm o risco de queimar nada caso molhe, 99,9% dos campos de paintball fazem recarga do cilindro de CO2 (nem 10% dos campos recarregam AR comprimido), são mais baratos para se comprar, e pra quem gosta, muitos são replicas de armas de fogo.
A réplica hoje já é permitida???
ResponderExcluirSe não me engano mudou a regulamentação sobre simulacros e afins, não?
Agora, perfeito o artigo. Bem detalhado e de fácil compreensão até mesmo para quem nunca viu um marcador na vida.
ResponderExcluirFala camarada !
ResponderExcluirO pessoal de cenário tem uma federação bem organizada, rola uma identificação para quem é federado me parece que já tem uma autorização do exercito para quem pratica Paintball e AirSoft...
Show de bola Beto, e realmente existe uma federação organizada no RJ, eo lance da liberação é um documento chamado CR, tirado no exercito.
ResponderExcluirSegue abaixo o endereço da Federeção de Paintball do Estado do Rio de Janeiro (FPERJ).
ResponderExcluirwww.fperj.com
Pra galera que curte cenário (como eu), tá rolando uma campanha fortíssima de legalização do Paintball.