O Teatro brasileiro que no seu inicio era marcado pelas comédias e músicais,modernizou sua dramaturgia em 1943 com Vestído de Noiva de Nelson Rodrigues.Essa peça maravilhosa que contou com a direção de Zienbinski,um Polonês que veio para o Brasil refugiado e deu o toque que nelson precisava a produção dos seus espetáculos.
Outro estilo que nos deu a contemporaneidade foi Macunaíma com Mario de Andrade dando outra cara ao nosso teatro,pena hoje em dia esses grandes vultos estarem esquecidos pela nossa sociedade para a entrada do stand up que na opinião, não só minha mais dos maiores críticos teatrais não acrescenta em nada na nossa arte e cultura.O teatro brasileiro precisa dar mais valor a esses grandes vultos e dramaturgos desconhecidos e com um trabalho maravilhoso que estão surgindo em nosso país.
Um abraço a todos que acompanham o butequim virtual e adirção do blog
Contatos Marcelo de Freitas
E-mail: marcelodefreitas1@hotmail.com
TEL:(24)92927993.
Seja bem vindo Marcelo!!!
ResponderExcluirEstaremos sempre atentos a suas postagens sobre o Teatro.
Concordo com a falta de memória cultural da sociedade e talz... Mas não acho que a crítica (se é q houve uma) ao stand-up seja merecida, conheço pessoas que tiveram o interesse pelo teatro despertada justamente ao ver os humoristas de stand-up e talz... Acho melhor isso do que o teatro vazio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro amigo Beto,teatro se faz em qualquer lugar,não preciso de um linólio palaciano pra fazer teatro,preciso apenas de bons atores e posso encenar em ruas,praças,lagos,ou seja em qualquer lugar.Claro que é muito importante trabalhar em um palco italiano também,mas o stand-up,não tem conteúdo,é feito de uma forma que não precisa nem estudar te dou exemplo do tiririca.
ResponderExcluirÉ muito diferente esse stand-up que vemos no Rio de Janeiro,da galera que faz cordéis no norte do nosso Brasil.Hoje o stand-up denigre imagem de mulheres,palavrões em duplo sentido,e não vejo a transformação humana, inclusão social e nem o espírito de empreendedor.Respeito seu gosto e entendo,mas o ator estuda muito pra segurar e montar um grande espetáculo,e o stand-up eu não preciso de nada disso.
Prezado Marcelo,
ResponderExcluirAcho que vc não me entendeu bem, mas vamos lá... Quando me refiro a “teatro vazio” digo em relação ao público, pois ao que me parece, o stand-up tem levado muitas pessoas ao teatro... Coisa que nem sempre um espetáculo de dramaturgia bem montado consegue.
Em momento algum desvalorizei o esforço do indivíduo que estuda dramaturgia, monta um grupo, consegue patrocínios e com muito trabalho monta um espetáculo e talz... Mas também considero que para ser comediante de stand-up, tem que ter no mínimo talento para escrever seus textos e depois se apresentar...
A propósito, eu nem sabia que o Tiririca fez stand-up, pra mim, ele era um personagem circense...
Na modesta opinião de quem foi assistir ½ dúzia se peças na vida, e a igualmente ½ dúzia de apresentações de stand-up, pude observar que a proposta do stand-up é de apenas ser uma apresentação de comediantes falando coisas engraçadas dos seus cotidianos, e as pessoas que estão lá assistindo querem apenas rir com isso...
Marcelo,
ResponderExcluirRespeitando suas preferências, sugiro que você dê uma lida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Stand-up antes de falar coisas como "Tiririca ser Comediante de Stand-up" (nada contra o estilo dele). Entenda que você pode comentar e ter a opinião que preferir numa roda de amigos, mas ao escrever UM ARTIGO, seria mais recomendado que você desse uma pesquisada melhor sobre o tema!
Sobre a comparação (que a meu ver não cabe) entre os 2 estilos (Teatro e Stand-up), eu imagino que os JORNALISTAS (que estudam, conhecem as técnicas para boa apuração da informação e redação, etc...) devam pensar muito parecido com você sobre "Bloggeiros", não acha?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTem que haver espaço para todos. Stand UP e Teatro são coisas completamente diferentes, e portanto, não a razão para comparações.
ResponderExcluirA cultura do brasileiro é muito mais voltada para a comédia Stand-UP do que pra o teatro. Infelizmente, o teatro ainda é elitizado no país, enquanto os stand-ups podem ser vistos em qualquer site na internet.
Então, ao invés dessa briga com o stand-up, o mais sensato seria a critica as TVs que muitas vezes estragam as grandes idéias surgidas no palco.
Sendo assim, o que realmente deveria interessar, é a qualidade que nos é oferecida, seja o gênero que for.
E no fundo, quem vai definir isso é o público, pois o que é qualidade pra mim, pode não ser para o outro.
Pois a grande graça de tudo não é a diversidade?
Em tempo, Tiririca nunca fez Stand-up, pois não teria a mínima cultura ou competência pra isso.
Vc está enganado junior,tiririca faz show de bolso sim e se você for ver o preço das entradas nos teatros vai ver que a dramaturgia está muito mais em posses do povo do que o stand-up,agora pra fazer stand-up não preciso ter cultura.O teatro é um trabalho árduo e humorista considero trabalho de muitos bons sim,agora o nome desse tipo de trabalho chama-se besteirol pra você vê.
ResponderExcluirMeu querido,quando falo é porque estou no meio e conheço galera das duas areas e vejo diferença de trabalho e quero dizer,o maior prêmio hoje da nossa categoria é o prêmio shell,qual foi o stand-up que ganhou esse prêmio?
Acho também que as tvs estão apelativas sim,não discordo,mas nas tvs interativas tem muita coisa boa.Vai uma relação(Artes com Sérgio Brito-tv Brasil,Provocações com o Abujamra-tv cultura,sem censura-tv brasil entre outros).
Abraços!!
Estou começando a achar que você deve ter ouvido alguém comentar sobre isso e está repetindo, ou isso aqui é pegadinha!!
ResponderExcluirSe você considera o que o Tirica faz como comédia Stand-up, então você deve achar que o Paulo Autran era um ator de "besteirol" por ter feito a cena antológica em Guerra dos Sexos onde jogava comida na Fernanda Montenegro.
Ou quem sabe, metade das grande atrizes de hoje são "apelativas" pelas cenas de nudez dos antigos filmes nacionais...
Já dei a dica... PESQUISE!
Procure por:
Claudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Diogo Portugal, Rafinha Bastos, Danilo Gentili,
Se você vier me dizer que isso é "modinha", peço que pesquise no youtube pelos grandes Chico Anisio e José Vasconcelos fazendo stand-up em PRETO E BRANCO!
Ou se você não tiver preconceito contra estrangeiros:Bill Cosby Lenny Bruce,George Carlin, Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres, só pra citar alguns.
Tente (uma vez na vida) fazer O SEU TEXTO de stand-up, suba num palco sem a ajuda de cenário, personagem, luz, adereço... NADA! Seja apenas você lá em cima e SEU TEXTO, e depois venha aqui me dizer que isso não merece respeito.
E, PELO AMOR DE DEUS, pare de confundir contador de piada com Stand-up Comedy!
Fugindo um pouco da discussão, creio que o maior problema no lado cultural, mais precisamente na questão teatral é a grande mídia que "comercializa" produtos como novelas e BBB, dentre outras, e sufocando grandes espetaculos proporcionados em nossos teatros destruindo talentos, que se defrontam com rostos bonitos ou corpos escupidos. Nada contra estes perfis, só entendo que isso colabora para a destruição da cultura de um país. Mas o capitalismo se faz forte nesse meio... Desculpe ter fugido um pouco da tematica da discussão, mas não podia deixar de manifestar este ponto de vista.
ResponderExcluir