Mais do que um campeão de bilheteria, Tropa de Elite é filme realista, corajoso, forte e deveria ser considerado como de "utilidade pública".
Se no primeiro o tema é a luta entre polícia e ladrão, neste segundo filme o tema é muito mais complexo.
Todo baseado em fatos e personagens reais, Tropa te faz pensar por dias em como nosso sistema pode ser sujo. Cada cena é uma revelação, um susto ou um sentimento de raiva e frustração ou até mesmo de vitória.
Não é difícil se pegar de boca aberta em várias partes do filme.
Vagner Moura, mais uma vez brilhante no papel do Capitão Nascimento, tem seu personagem construído inspirado em dois oficiais do BOPE: o ex-oficial Rodrigo Pimentel, um dos criadores da história, e o Tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto.
"Neto foi o responsável pelo treinamento e afastamento de Pimentel do BOPE. O co-autor de Elite da Tropa, livro que inspirou os filmes, comandou mais de 30 operações em favela, mas isso não evitou que o tenente-coronel solicitasse ao comandante na época que o retirasse do cargo por ele correr riscos desnecessários. "Tem coisa dele. Ódio pelo aluno corrupto, temperamento explosivo e dedicação exclusiva ao Bope. Só não o vi torturando." O tenente também praticava montanhismo."" - Trecho retirado da entrevista com Vagner Moura.
Os demais personagens do filme, são algumas das surpresas que te farão cair o queixo, ao reconhecer na realidade os homens interpretados na ficção.
Disparado, o melhor filme nacional já produzido, e pra mim, um dos melhores filmes que já vi.
Obrigatório para quem gosta de cinema e para quem não gosta também.
Menção honrosa a coragem de José Padilha, diretor do filme, que esmurra a boca do estômago de uma sociedade cada vez mais corrupta e organizada.
E vendo o filme, não podemos deixar de pensar nisso.
“O Estado converte miséria em violência. Ele transforma os pequenos criminosos em monstros e empurra os policiais para a corrupção”
JOSÉ PADILHA, cineasta
JOSÉ PADILHA, cineasta
Realmente, o Sistema é foda, e o filme também.
Dos filmes nacionais é sem dúvida o melhor que eu já ví, nunca imaginei que Torpa 2 poderia ser melhor que o primeiro, realmente surpreendente.
ResponderExcluirCara, nem considero um filme, é mais um documentário obrigatório para todos. Só um comentário, segundo o próprio diretor, o único personagem totalmente inspirado em uma pessoa real é o Fraga, inspirado no Deputado Marcelo Freixo. Eu sempre me preocupo em citar esse fato, pois realmente merece reconhecimento.
ResponderExcluirÁtila,
ResponderExcluirEu tinha escrito isso e mais algumas coisas no meu post original, mas resolvi apagar.
Realmente, o único inspirado em um personagem real é ele, Capitão Nascimento, por exemplo, foi moldado pela personalidade de dois ex policiais.
O resto fica subentendido.
Vi o tropa 2 ontem, nossa fiquei maravilhada com o senso de ralidade mostrado no filme!
ResponderExcluirÉ sem dúvida uma das melhores produções nacionais, dotada de uma realidade dura, nua e crua!
Bem, apesar do unico inspirado em personagem real ser o Fraga, varios outros personagens podem ser facilmente relacionados a pessoas reais, basta olhar nosso governo!
Filme nota 10!!