Antes de mais nada, estou aqui para manifestar uma opinião pessoal sobre as ações do Estado, na caçada aos traficantes.
Há muito tempo aguardava uma ação como esta do Estado, para demonstração de sua soberania sobre os traficantes. A luta da melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nestas áreas de risco. Não estou aqui para defender governos, mas acredito nas possibilidades oferecidas pelas UPP's de pacificar as comunidades.
É possível a percepção da forma desconfortavél em que os traficantes ficaram após estas ações, e tentaram através de atentados amendontrar as comunidades por força da pressão exercida sobre eles: usá-los como escudo.
Nesse contexto podemos ver enquanto as forças de segurança do estado, estavam sendo mobilizadas. Serem acolhidas pelas comunidades na esperança de serem pacificadas. Este é um momento histórico para as politicas de segurança publica do Estado. Somente com a vontade de libertação das comunidade será possível expurgar estes criminosos de nossa história.
Fico na torcida para que estas ações sejam efetivas, que os dias tensos que estão sendo vivenciados, sejam para a garantia de anos de paz. Temos grandes eventos para recepcionar em nosso Estado e ,para o sucesso dos mesmos, é de suma importância a pacificação de nossas comunidades.
Por muitas vezes nosso Secretário Estadual de Segurança Publica, José Mariano Beltrame, será alvo de críticas pela forma dura que esta enfrentando a situação, mas no meu entendimento, se realmente queremos a pacificação é chegado o momento de apoio a nossa cúpula de segurança, e dar a governabilidade necessária para a tomada de decisão. São momentos de decisões muito sérias, mas que irão promover a mudança da realidade cruel dessas comunidades.
Para nossas forças Policiais, peço a sabedoria dos grandes estrategistas. A coragem dos grandes homens. O espírito das grandes pessoas. O envolvimento de todas as forças de segurança (BOPE/CORE/Policia Federal/Forças Armadas), é uma demonstração de como é possível sonhar com dias melhores em nosso Estado.
Vou colocar uma opinião polêmica...Não sou contra as UPP's acho de extrema valia, mas para nós, que vivemos no interior esta se tornando um problema serio. Pois os traficantes, bandidos estão sendo encurralados é estão se refugiando aqui. Podemos comprovar isso através dos acontecimentos nos municípios de Vassouras/RJ.
ResponderExcluirEssa demostração de operação tática foi mais prova de que somos capazes de fazer quando temos condições, preparo e força de vontade.Todos estão engajados em um melhoria para nosso rio, tanto governo, policias e até a população.Agora é a hora.O sonho está mais perto para o Rio se tornar cada vez mais lindo.
ResponderExcluirAndré, tem um momento que temos que arriscar, não vai haver uma salvação ao Estado sem que corramos um risco.Concordo com o que vc falou, mas cabe ao governo agora dar um pouco mais atençaõ ao interior também, e tenho certeza que o governador ja está com tudo em mente em relação a isso!
ResponderExcluirabraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPela primeira vez na vida tenho esperança de que alguma coisa vai melhorar... Agora estão fazendo exatamente o que eu sempre disse que tinham que fazer: FOGO NOS VAGABUNDOS !!
ResponderExcluirVagabundo bom é vagabundo MORTO !!!
Se continuar assim pelo menos por mais 2 mandatos, não haverá uma nova geração de traficantes como os que temos agora, que já não deveriam ser tratados como traficantes e sim como terroristas.
Fico muito feliz de ter votado no governador atual, e realmente espero que a politica de segurança dele se estenda para todo o estado, e não apenas para a "vitrine" que é o Município do Rio.
É verdade, o caminho natural dos bandidos é o interior do estado, nada mais previsível. Se forem apertados no interior vão fugir para outros estados e assim por diante. Toda ação tem uma reação, isso é natural, não podemos é ficar com medo de tomar parte na situação, o interior do estado ainda é um aquário de tranquilidade, mas o problema chegaria até nós uma hora ou outra, esse aquário é ilusório, não podemos nos isolar achando que o problema no Rio é problema do Rio. Temos que encarar os desafios e consequências do que acredito ser o único método possível de resolver esse inferno.
ResponderExcluirConcordo com o Átila. O caminho é longo e duro para todos.
ResponderExcluirQualquer ação que for tomada para tirar o poder dos traficantes causaria esse êxodo.
O remédio é amargo, mas se for bem administrado trará resultados.
A atitude do Governo Estadual nesse caso é quase perfeita.
ResponderExcluirMas será preciso aprimorar de ações estruturadas por parte do Estado? Isso é que resolve definitivamente o problema.
A sociedade tem que cobrar com a mesma intensidade que cobra segurança pública.
Essas ações são paleativas, são emergenciais, mas não podem se sustentar muito tempo. Não tem condições pra isso.
Mas a questão que fica é:
E depois? o Rio de Janeiro continua lindo?
O posicionamento do estado até o momento, tem sido efetivo. E o próximo passo, deve ser a manutenção da ordem, a conquista dos territórios foi um avanço, a manutenção será o desafio a ser vencido por nossos agentes de segurança, que se tornaram símbolo desta luta.
ResponderExcluirAções com esta, me fazem acreditar ser possivel um estado melhor, pode ser utópico, mas o sentimento que fica que o Estado está se fazendo soberano.
Bem concordo com você meu caro Rodrigo,
ResponderExcluiracho que enfim o Estado tomou uma atitude enérgica que há tanto tempo esperávamos.As cenas são impactantes, não há cidadão brasileiro dentro do Estado do Rio ou fora dele, que não esteja com os olhos pregados na TV querendo saber o que ocorre no país. Acredito que muitos olhem a TV com orgulho, que pela primeira vez em muito tempo sintam-se honrados em serem brasileiros, vejo nos comentários pelas ruas e com amigos, uma fagulha de esperança que se reacende em cada um, uma nova perspectiva de vida para a nação.
Porém espero que essa onda de orgulho que nos inunda seja continua, que as ações das forças de segurança não façam apenas a limpeza superficial, para “inglês ver”, se faz necessário um planejamento tático e estratégico que abranja todo o Estado não só a capital, mas cada pedaço do Rio de Janeiro deve estar seguro, não só hoje, mas sempre! A segurança nacional não pode ser uma questão política como uma mercadoria de troca em época de eleição, deve sim, ser uma realidade constante, um direito primordial de cada cidadão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que o caminho é esse, pela primeira vez nos vemos orgulhosos de mostrar uma iniciativa decente de nosso Estado, o importante é saber se continuaremos com a limpeza, o trafico não é só no complexo do Alemão e Penha. Esperamos que as UPPS deêm certo, mas que o interior do Estado não fique vuneravel a esses. É necessario um reforço Policial. Sei que temos que fazer parte dos esforços, mas o que não quero é perder a tranquilidade de estar onde moro, por conta de uma operação mal planejada. Ja que vai ser feito tem que ser feito num todo e não num percentual onde há violência. Como disse o André a fatos que mostram a vunerabilidade de nosso interior.
ResponderExcluirRodrigo, concordo em gênero, número e grau com você...
ResponderExcluirPrecisamos "limpar" nossa sociedade para que os bandidos fiquem presos, e não nós, cidadãos vitimizados pela violência e a imposta falta de liberdade...
Concordo com suas colocações Rodrigo.
ResponderExcluirNinguém quer passar por dias de caos generalizado no Rio, mas é preciso, para que seja combatido de uma vez por todas o tráfico de drogas e a bandidagem desenfreada.
A Polícia e o Governo do Estado estão cumprindo devidamente com o seu papel. Em dois dias de guerra contra o tráfico foi apreendida uma quantidade de drogas 5 vezes maior do que em todo o ano passado. É impressionante!
O Rio passa por momentos difíceis, mas os dias de glória chegarão!
Rumo a PAZ no Rio de Janeiro!
;)