terça-feira, 14 de junho de 2011

Luc Nilis - O maior parceiro do Fenômeno Ronaldo

        A carreira de Ronaldo foi gloriosa, todos nós sabemos, passagens por grandes clubes com Real Madrid, Internazionale, Milan, PSV, Corinthians e Cruzeiro. Jogou ao lado de grandes estrelas do futebol mundial que deixaram seus nomes gravados na história do esporte como Figo, Zidane, Raul, Romário, Zamorano, Stoichkov e tantos outros. O que talvez tenha surpreendido a muitos (senão todos) foi a declaração dada por Ronaldo sobre quem teria sido seu  melhor parceiro - Luc Nilis.

        O atacante belga, desconhecido pelo grande público, formou durante dois anos e meio, o ataque do PSV Eindhoven, ao lado do Fenômeno. E foi eleito seu melhor parceiro pela grande "generosidade", única, devido as  inúmeras vezes em que deixava de marcar para tocar a bola a um companheiro melhor posicionado. 
         Luc Gilbert Cyrille Nilis, nasceu em Hasselt, Bélgica, a 25 de maio de 1967. Iniciou sua carreira no modesto K.F.C. Winterslag (Bélgica e hoje extinto), passou por Anderlecht (Bélgica), PSV (Holanda) e encerrou sua carreira no Aston Villa (Inglaterra), de forma prematura, após sofrer uma fratura dupla no joelho direito numa divida com o goleiro Richard Wright, do Ipswich Town. Jogador clássico tinha como características a visão de jogo, habilidade, posicionamento, inteligência, lançamentos e passes precisos. Chutava com as duas pernas e cobrava faltas com excelência. Não era perfeito, como nenhum jogador é, mas os elogios não chegam a ser nenhum exagero.
        Embora não tenha defendido nenhum gigante europeu, fato por muitos atribuídos ao fracasso do selecionado belga, e suas atuações abaixo das expectativas na Copa-94, Luc Nilis também é citado por Ruud Van Nilsterroy como um dos maiores jogadores que atuaram a seu lado, já que no período em que ambos estiveram juntos no PSV, na temporada 98/99 formaram uma das duplas mais mortais de toda a Europa, marcando um total de 55 gols no campeonato local. 31 de Nilsterroy que terminou artilheiro da competição e 24 para Luc Nilis.
         Ao longo de sua carreira conquistou os seguintes títulos: Jupiler League (Campeonato Belga) - 1987, 1991, 1993, 1994/ Copa da Bélgica - 1988, 1989, 1994/ Eredivisie (Campeonato Holandês) - 1997, 2000/ Copa da Holanda - 1996.    
       O encerramento precoce de sua carreira, em 24 de janeiro de 2001, aos 33 anos, se deu após notícias médicas que previam atuações em um nível inferior após as fraturas, dando ar melancólico para a aposentadoria forçada, após apenas 03 partidas pelo Aston Villa.

O vídeo abaixo possui alguns gols do ex-atacante:



Se você gostou deste post e do blog, nos ajude e vote na escolha dos melhores blogs aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário