Hoje é comemorado O Dia Nacional Do Samba!
Veja o porque desta data:
O motivo do dia 2 de dezembro ser comemorado o Dia Nacional do Samba é curioso: Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, em 1938, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luiz Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Muitas comemorações estão sendo preparadas por todo país. A mais destacada delas acontece no Rio de Janeiro, cidade parcialmente conflagrada nos últimos dias. Da Central a Madureira, é samba que não acaba mais. O Trem do Samba vai partir levando um samba em cada vagão. Na verdade serão três trens. E ao longo da linha, várias paradas com novas rodas, shows e apresentação de blocos.
Próxima ao mercado dos escravos no século XIX, a Pedra do Sal, na saúde, é um dos marcos do surgimento do samba no Rio. Para comemorar o Dia Nacional do Samba, uma série de eventos ocorre hoje no local. As atividades começam às 6h com a tradicional lavagem da pedra. Às 11h tem Roda de Samba e a festividade prossegue até a noite.
Ai dos cariocas se não fosse o pandeiro, o ganzá e o tamborim! Jovelina Pérola Negra cantou e o compositor Guará escreveu em "Sorriso Aberto" que o samba era o melhor jeito de nivelar a vida em alto-astral. É hoje, Dia Nacional do Samba, a data oficial da volta por cima, desde a fatídica quinta-feira em que a onda de violência trancou cariocas em casa e calou surdos e pandeiros. Na Central do Brasil e Leopoldina, acontecem os principais shows da programação prevista para durar até sábado, quando sairá o tradicional Trem do Samba rumo a Oswaldo Cruz e Madureira.
Arlindo Cruz, recebe a cantora Maria Rita na estação Leopoldina às 21:30. Por lá, o batuque começa às 6:30, com apresentação da Bateria da União da Ilha e compositores dos sambas-enredos vencedores para o Carnaval de 2011.
Como não poderia ficar de fora, nossa cidade também terá comemoração pela data. À partir das 19:00 tem ensaio da Bateria Som e Arte no prédio da Antiga Estação de Trem com direito a churrasco e cerveja gelada. Quem quiser ouvir um bom samba-enredo e comemorar conosco o dia será muito bem vindo.
No mais, parabéns ao Samba! Esse rítmo tão adorado por todos nós Brasileiros.
Muito bom o texto e o blog!
ResponderExcluirVisitem nosso blog também:
http://misturaentreamigos.blogspot.com/
Abraços!