Já é tradição, desde que me entendo por gente, chega essa época de Natal, e a expectativa é pela campanha de natal da Coca Cola, uma lenda da propaganda.
Na verdade, o próprio papai noel, maior símbolo comercial do Natal, foi criado e massificado com o atual visual conhecido por todos por uma campanha publicitária da Coca Cola. Em 1931, o ilustrador americano Haddon Sundblom, contratado pela empresa para criar a campanha de natal da empresa, imaginou como seria o Papai Noel da Coca Cola e criou-o de casaco vermelho com detalhes em branco.
Anteriormente o Papai Noel era verde, apesar de haver fontes que alegam que o Papai Noel foi passado para o vermelho e branco pelo cartunista alemão Thomas Nast em 1886.
Campanha da Coca-Cola em 1931, o primeiro Noel vermelho.
Criando o maior símbolo do Natal e amarrando sua marca ao mesmo, representando-o e massificando sua imagem com suas cores, a Coca realizou a maior jogada de marketing para seu produto. Nos primeiros anos de vida, as crianças tendem a desenvolver sua personalidade, através do contato com os pais, com as pessoas próximas e com os objetos.
Ou seja, a criança nos primeiros anos de vida vai desenvolver suas experiências que irão influenciar seus gostos por toda vida, isso inclui gostos musicais, alimentares, culturais e etc...
Como o Natal é uma das experiências mais felizes das crianças representada pelo Papai Noel, a tendência é que elas levem consigo por toda a vida o apego pela marca, assim como pelo bom velinho, sacada de mestre.
O fato é que, além de criar o maior símbolo do Natal Capitalista e da jodada de gênio de vincular sua marca ao maior herói das crianças, a Coca Cola mantém-se como referência nas campanhas de Natal, criando ano após ano campanhas cada vez melhores. E esse ano ela já chegou:
COCA-COLA CONVIDA CONSUMIDOR A “PRESENTEAR O MUNDO COM O SEU MELHOR”
Mais uma espetacular campanha natalina do monstro da publicidade!
Muito legal. Eu, que sou vidrado em marketing não sabia dessa história.
ResponderExcluirÉ Júnior, essa é apenas uma das histórias que o tempo vai se encarregando de encobrir, imagine quantas outras figuras não foram criadas pela publicidade, que é uma arte milenar, e nós não temos idéia... Abraço!
ResponderExcluir