Data instituída pela ONU como homenagem ao Live Aid.
E por quê?
Em 13 de julho de 1985 o Roqueiro Bob Geldof vocalista da Banda Boomtown Rats, organizou o Live Aid, um dos maiores shows de Rock que já aconteceu. Os shows aconteceram simultaneamente em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos.
Com paticipação de estrelas do Rock como: Queen, Black Sabath, Rolling Stones, Dire Straits, The Who, Led Zeppelin,Scorpions, U2, Judas Priest, Bob Dylan,Elton John, Santana, Duran Duran, Paul McCartey, Sting, Eric Clapton, entre outros.
O mega show teve um fim nobre, conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser minimizadas.
As iniciativas de Geldof geraram movimentos semelhantes em outros lugares do mundo - outro famoso foi o USA for Africa, que promoveu a gravação da música "We Are the World", de Michael Jackson e Lionel Richie, com Cyndi Lauper, Bruce Springsteen, Ray Charles, Diana Ross e outros astros do pop americano.
Mais um evento famoso foi o Live8.
Em 2005, no dia 2 de julho, Geldof e Bono organizaram um novo evento beneficente, o Live 8, que chamava a atenção para o perdão da dívida externa dos países africanos. O evento, cujo nome foi inspirado no G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo somados à Rússia), que se reúne anualmente. Nesse evento a lendária banda Pink Floyd se reunuiu novamente com sua formação clássica depois de mais de 20 anos.
Queen - Live Aid
Black Sabbath - Live Aid
U2 - Live Aid
Pink Floyd - Live8
Led Zeppelin - Live Aid
Vida longa ao Rock and Roll!
Na comemoração, Urubu Roqueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário